MINOM-ICOM

International movement for a new Museology

Mouvement international pour une nouvelle Muséologie

Movimiento internacional para una nueva Museología

SIGNUD – MINOM' Documental Collection Interpretation and Management System

SIGNUD – MINOM Document Collection

Best with Internet Explorer 8  

SIGNUD – Documental Collection Interpretation and Management System

The SIGNUD – MINOM Document Collection was designed within the context of a master’s thesis submitted to Universidade Lusófona by Ana Mercedes Stoffel Fernandes, and constitutes a reference methodological framework dedicated to MINOM – International Movement for a New Museology.

It is based on an ACCESS model of organising and interpreting document collections in digital and paper formats, and uses the items ACONTECIMENTO (event) and DOCUMENTO (document) in a relational manner in order to make it easier to research, understand, study, treat and disseminate those collections.

Originally designed for this purpose, the model may also be used by other researchers on work of a similar nature.

It may also respond to museums’ growing need to organise, inventory and relate document collections, objects and memories, in community museums, interpretation centres, and museological projects which ground their programmes on local history and the reconstitution of identities.

The SIGNUD – MINOM is available in paper format at TERCUD – Universidade Lusofona, and there is an empty database which can be made available to researchers interested in using it.

 

SIGNUD – Sistema de Interpretação e Gestão de Núcleos Documentais

O Núcleo Documental MINOM foi concebido no âmbito de uma tese de Mestrado realizada nas Universidade Lusófona e constitui um quadro metodológico referencial, dedicado ao MINOM, Movimento Internacional para uma Nova Museologia.

Foi realizado com base num modelo de organização e interpretação de acervos documentais, em suporte informático e de papel, que permite e facilita a compreensão, estudo, tratamento e divulgação desses mesmos acervos.

Concebido inicialmente para este primeiro objectivo, o modelo apresentado poderá ser utilizado por outros investigadores, em trabalhos de características similares e responder ainda, à necessidade crescente nos museus de sistematizar, inventariar e relacionar acervos documentais, objectos e memórias, em museus de comunidade, centros de interpretação e projectos museológicos, que fundamentem os seus programas na história local e na reconstituição de identidades.

A necessidade de organizar a abundante documentação existente sobre o MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia e a importância deste movimento para o futuro da Museologia, justificaram, no nosso entender, a realização deste trabalho de interpretação e gestão do acervo documental existente sobre o tema, de modo a permitir a elaboração de trabalhos científicos e iniciativas que apoiem a difusão e expansão de seus propósitos.

A perspectiva da eventual utilidade do modelo concebido para outros trabalhos e projectos, no campo da Museologia e da História Local, reforçou e ampliou os objectivos iniciais que nos propusemos.

A institucionalização do MINOM em Portugal, em 1985, foi o culminar de um extenso movimento de reflexão e acção social dentro da Museologia. Tendo tido a sua origem nas esperanças de um futuro melhor, propiciadas pelos movimentos populares de liberação dos anos 70, revolucionou alguns dos conceitos até lá aceites como imutáveis nos museus.

O MINOM teve e ainda tem, um papel fundamental como defensor de uma visão mais abrangente e participativa das populações nos museus, produzindo importantes reflexões teóricas sobre este tema e sobre a intervenção e colaboração activa dos museus no desenvolvimento sustentado das comunidades.

Promoveu e ainda promove e apoia numerosas experiências no terreno, que perseguem estes objectivos e realiza regularmente encontros de reflexão ao nível mundial, para ampliar e reforçar o pensamento e a acção da Nova Museologia.

@ Ana Mercedes Stoffel Fernandes

Signud acesso

http://www.minom-icom.net/_old/signud/